Powered By Blogger

terça-feira, 27 de novembro de 2012

HI NRG - Musica eletrônica dançante dos anos 80

Muita gente ao redor do mundo acha que a house music foi o primeiro estilo de musica eletrônica dançante a surgir (eu digo dançante, porque nos anos 70 já existia o Kraftwerk, que fazia musica eletrônica, mas era uma coisa mais experimental, não tão voltada pra a dança), mas saiba, caro leitor, que antes disso,havia um outro estilo dançante, e mesmo que todo mundo ache que a house surgiu como um estilo totalmente novo, pra mim, ela foi influenciada de alguma forma por esse estilo, não sei exatamente dizer como, mas tem musicas que mostram isso claramente.O termo HI NRG (alta energia) surgiu em 1977 quando a Donna Summer lançou a musica "I feel love" que foi o primeiro HI NRG, nesse mesmo ano, em uma entrevista, ela comentou "It is a song of high energy" ou seja, que era um som de alta energia. À partir de então, toda musica feita utilizando -se sintetizadores, e com uma batida 4x4, passou a ser chamada de HI NRG, assim, as pessoas se lembrariam a que tipo de som a palavra se refere, ao pensar na musica da Donna.

 

O estilo nasceu com essa musica, e foi ganhando notoriedade no início dos anos 80, principalmente nos clubes gays dos estados unidos. Na musica a baixo, ja da pra perceber uma evolução no estilo:




O som acima é de 82, em 83, Miquel Brown lançou a musica "So many men, so little time", que foi o primeiro HI NRG a entrar nas paradas de sucesso, e fez com que o estilo se tornasse mais pop, mais conhecido pelas pessoas, apesar de o nome HI NRG não ser conhecido por muito, a sonoridade se tornou popular.




Mais um ano se passou. e em 84 Chicago começava -se a produzir uma house music embrionaria, mas que só ganhou força realmente a partir de87 - 88, pra mim, o hi nrg morreu em 88, com a morte da Divine, uma drag queen que foi uma das cantoras mais fodas de HI NRG. Mas não tinha problema, algo tão bom quanto começava a fazer sucesso: a House music. Á baixo, um som que marca bem pra mim a época em que a HI NRG ja tinha uma sonoridade que viria a inspirar, juntamente com a disco dos anos 70, a criação da house:




e tambem um som da divine, que eu não posso deixar de postar:




Outros artistas de HI NRG que vale a pena serem citados são: trans-X, men 2 men, the flirts, tapps, evelyn thomas, bardeux. two girls, fun fun, etc. Pra finalizar: eu conheci esse estilo através do dicionario da musica eletronica, e resolvi ouvir, apartir de então foi amor a primeira vista, pq eu já curtia outros tipos de som dos anos 80, e já curtia musica eletrônica, então foi um casamento perfeito, é um tipo de som que transporta a minha mente pra aquela época, eu ando ouvindo ele no fone de ouvido, e parece que eu viajei no tempo, e voltei pro passado.Um dos meus sonhos ainda é ir numa balada de HI NRG, quem sabe um dia né? 
P.S: tem um canal do youtube com vários sets de HI NRG e de disco anos 70: http://www.youtube.com/user/djwuakeen/videos?flow=grid&view=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário